Engenharia de Petróleo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O TCC é obrigatório, sendo uma oportunidade valiosa para que o discente possa aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Além disso, possibilita que o discente possa articular os diversos conhecimentos multidisciplinares para solucionar problemas pertinentes aos diversos aspectos da profissão.  Os estudantes do curso de Engenharia de Petróleo realizam seu TCC no décimo primeiro período. O TCC deve obedecer às normas vigentes, podendo ser desenvolvido nas seguintes modalidades:

1. Monografia: instrumento com normas próprias de elaboração e caracterizado por um maior aprofundamento da pesquisa;
  2. Artigo Científico: ferramenta com normas de elaboração em consonância com as regras de formatação e de elaboração de conteúdo associadas a periódicos científicos na área da Engenharia de petróleo.

Qualquer uma das modalidades possui normas próprias, consistindo em uma pesquisa individual orientada por um docente do curso de Engenharia de Petróleo da UFERSA. O TCC deve possibilitar ao discente uma maior especialização em torno do tema da pesquisa, estimulando-o a aprimorar suas competências, aprofundar o estudo do problema a que se destina, resolver e incrementar a sua produção bibliográfica e científica. O discente e o professor orientador devem definir a modalidade do TCC e entregar formulário ao Conselho de Curso para aprovação.

No Trabalho de Conclusão de Curso, as funções do orientador, período de apresentação e entrega, e as obrigações do orientando serão estabelecidas em resolução específica da instituição e pelo Colegiado de Curso, de forma a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES n°2/2019. Após a aprovação, devem-se observar as normas específicas da Biblioteca Central, Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e do Registro Escolar para o encaminhamento das cópias do trabalho final, da nota e frequência.

Orientações aos concluintes para elaboração e entrega do TCC, o Manual do TCC, os modelos de templates e as normas técnicas podem ser acessados clicando AQUI.

13 de abril de 2020. Visualizações: 3022. Última modificação: 16/05/2023 15:03:00